Estilo… Uma nova tendência!

by

Nessas andanças da vida, recebi uma proposta de participar de uma ação da faculdade em um dos shoppings populares de Salvador. E nessas duas semanas de experiências e experimentações diretas com o público reparei como esse tal de estilo, que todo mundo tanto fala, aparece na sociedade. Então, como boa estudante de Design de Moda que sou, fui pesquisar sobre isso e acrescentar as minhas observações.

1º Definição de estilo:

Estilo:

s. m.
1. Espécie de estilete com que se escrevia nas tábuas enceradas.
2. Ponteiro com que o ourives debuxa e o pintor esgrafia.
3. Gnómon do relógio solar.
4. Maneira de dizer, escrever, pintar, esculpir.
5. Excessivo apuro no dizer ou no escrever.
6. Feição; !caráter (de produções artísticas e do engenho).
7. Uso, costume.
8. Natureza, espécie, modo, maneira.
9. Coluna.

Dicionário Priberam  da Língua Portuguesa

Desse ponto percebi que ele vai muito além do que definimos hoje, com nosso conhecimento reduzido.  É uma série de conceitos e definições que não nos dão um real entendimento sobre a palavra e como é reproduzida.

2º Artigos Acadêmicos

Revirando meu matéria de estudo descobri um artigo de Renata Pitombo (jornalista, Mestre e Doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia) – Moda e Identificação, um percurso através da noção de estilo – que me dá um definição mais coerente e histórica da palavra:

“Etimologicamente, o termo estilo provém da palavra latina stilus, haste de ferro, osso ou madeira, pontuda de um lado e espatulada do outro, empregada na Antiguidade e na Idade Média para traçar caracteres sobre superfícies não muito resistentes, a exemplo da tabuinhas de cera; um instrumento, portanto, usado para inscrever impressões, o nosso conhecido estilete ( do italiano stiletto, de stilo). Por derivação, o termo estilo acabou, com o passar do tempo, a significar a maneira particular como cada um exprime seus pensamentos, suas emoções, seus sentimentos, aquilo que caracteriza uma forma de expressão, formado por um conjunto de traços identitários que resultam numa unicidade, numa assinatura; ou ainda, qualidade de alguém ou de alguma coisa que apresenta características estéticas originais. Daí, advém a idéia de estilo enquanto um esforço de criar uma marca pessoal, estética ou temporal, insinuando-se para além de uma existência ordinária.”

3º Observações:

Enfim, a idéia de criar uma marca pessoal, algo que lembre você como única ou definir  algum movimento ou tribo na qual pertença, hoje, passa a ser bastante requisitada por um público que cansou de seguir tendências, igualando-se como “produções em séries”! Digamos que hoje a tendência seja retornar ao artesanato, a manufatura e a exclusividade. E foi justamente isso que notei nessas duas semanas em contato direto com o público, não é necessário ter dinheiro e roupas de marca para fazer combinações e ser original nas suas escolhas. Basta um tanto de criatividade e senso crítico. Não é sair parecendo uma “árvore de natal”, cheia de pinduricalhos nem  usar roupas apertadas para dizer que esta magra mas, sobrepor peças, acrescentar acessórios, estar confortável e ter atitude de sair e a admitir o seu estilo.

E o mais legal, é que minha terra, tem muitas pessoas que tem um estilo peculiar, não é só jovens não, senhoras também, jeitosinhas no estilo delas, com suas combinações originais, retrô… Cabelos e acessórios que você não encontra por ai, calçados diferenciados e bolsas fantásticas! As pessoas assumem mesmo, e mostram que gostam!


“O estilo nem por sombra corresponde a um simples culto da forma, mas, muito longe disso, a uma particular concepção da arte e, mais em geral, a uma particular concepção da vida.”

Léon Tolstoi


Anúncios

Uma resposta to “Estilo… Uma nova tendência!”

  1. Bii Says:

    HuHUUU!! Arrasou amiga!! Falou e disse! NOssa terrinha tem muita gente estilosa sim, com sua originalidade e beleza singular, será que é porque “..aqui nessa cidade todo mundo é d’oxum”.. é um orixá muito lindo e vaidoso [faz sentido].

    ps.: pinduricalhos, nível siricutico..rsrsrs

    =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: